fbpx

O que é e quais são as vantagens do seguro-fiança? Entenda!

A hora de alugar um imóvel pode ser bastante trabalhosa, tanto para locadores quanto para locatários. No entanto, além de contar com uma boa imobiliária, aumentar os seus conhecimentos sobre o setor ajuda a evitar uma série de problemas. Diante dessa realidade, entender o que é e quais são as vantagens do seguro-fiança pode ser muito interessante.

É uma opção que vem ganhando muito espaço no mercado e está se estabelecendo como uma alternativa bastante vantajosa, especialmente por estar em consonância com algumas das principais demandas da sociedade atual, como praticidade e facilidade na renovação. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é o seguro-fiança?

Não é novidade para ninguém que as relações de locação envolvem inúmeros detalhes e merecem tanta atenção que existe até uma legislação exclusiva sobre o tema — a Lei do Inquilinato. Um dos tópicos que ela aborda diz respeito ao direito que os locadores têm de exigir uma garantia locatícia por parte do seu locatário.

Ao longo do tempo, o mais comum era depositar esse valor em forma de caução ou fazer a indicação de um fiador — um parente ou amigo que se comprometia a quitar as dívidas tomadas em caso de inadimplência. Porém, são escolhas que contam com suas complexidades e, por essa razão, conseguiam até inviabilizar a negociação.

Foi nesse contexto que o seguro-fiança começou a ganhar espaço e não parou mais. Ele pode substituir outros tipos de garantia com total praticidade e sua vigência depende da duração do acordo. Na prática, o inquilino contrata uma apólice, mas é o proprietário do imóvel que fica como segurado e recebe as indenizações correspondentes.

Como funciona o seguro-fiança?

O seguro-fiança tem muitas similaridades com as outras modalidades e também é feito por uma empresa seguradora. A diferença é que sua cobertura está relacionada ao valor dos aluguéis e pode incluir as outras taxas referentes à relação de arrendamento que ficam a cargo do inquilino, como o condomínio, os serviços básicos e até o IPTU.

São esses pontos que vão influenciar o valor da apólice, e o dono da propriedade pode fazer algumas exigências, apresentando a sua proposta para a imobiliária e aos possíveis locatários. É uma alternativa que está fazendo um tremendo sucesso no mercado imobiliário, tendo em vista que oferece muito mais praticidade e não dá o trabalho de ter que achar um fiador.

Em termos de valores, existem muitas variações, mas é comum que, dependendo das escolhas, ele fique entre uma ou duas vezes o preço do aluguel mensal. Na maioria das seguradoras, é permitido dividir em 12 vezes, o que faz com que a quantia fique diluída nos próprios pagamentos da locação.

Para quem o seguro-fiança é indicado?

Em linhas gerais, podemos dizer que o seguro-fiança é indicado para qualquer pessoa, embora possa ser ainda mais vantajoso para alguns perfis. Alguém que precisa fazer uma mudança rápida para outra cidade e não tem tempo para efetivar outras garantias locatícias, por exemplo, pode se aproveitar da praticidade e da velocidade que tal opção oferece.

Além disso, várias pessoas acham extremamente constrangedor ou desconfortável ter que pedir alguém para ficar de fiador do seu contrato. Com o seguro-fiança, isso não é mais necessário, fazendo com que os locadores tenham mais tranquilidade em relação ao risco de inadimplência e os locatários tenham mais liberdade na escolha dos imóveis.

Quais as maiores vantagens do seguro-fiança?

Se chegou até aqui, você já entendeu o conceito do seguro-fiança e aprendeu um pouco mais sobre o funcionamento dele. Caso tenha se identificado com as indicações da modalidade ou ainda esteja com dúvidas, explicamos algumas das maiores vantagens que a modalidade oferece. Veja!

i9vale imobiliária SJC

Dispensa de fiador e de caução

Definitivamente, uma das maiores vantagens do seguro-fiança está na dispensa de fiador, de caução ou de qualquer outra garantia locatícia. Quem já passou por isso sabe que pode ser bastante constrangedor ter que ficar pedindo para que amigos ou parentes assumam o papel de afiançar o seu contrato, ainda mais se você estiver com pressa.

Como se o incômodo não fosse suficiente, é complicado achar alguém tão próximo e com crédito no mercado para uma responsabilidade financeira tão robusta. Se a pessoa for casada, o cônjuge ainda precisa concordar e assinar o acordo de locação. Na caução, é exigido um depósito em dinheiro no valor integral de 3 meses de aluguel. Complicado, não é mesmo? Esse valor fica melhor aplicado em um CBD ou CDI com rentabilidade que poderá arcar com os custos extras.

Agilidade na hora da aprovação

Outro dos motivos que fazem com que as pessoas estejam optando mais pelo seguro-fiança está na grande agilidade na hora da aprovação. Afinal, tudo funciona mais ou menos como um contrato comum para as seguradoras, que estão acostumadas com os trâmites, e não a atrapalhar a vida dos seus clientes.

Basta levar os documentos e informações solicitados pela corretora, geralmente referentes ao solicitante e ao imóvel. A análise de crédito pode ser feita em questão de horas e a aprovação costuma sair em poucos dias, caso tudo esteja correto. Com isso, o locatário corre menos riscos de que o imóvel de seu interesse seja alugado para outra pessoa.

Possibilidade de incluir benefícios

Por fim, outra das maiores vantagens do seguro-fiança é a sua flexibilidade, tendo em vista que a modalidade permite a inclusão de alguns benefícios extras. Obviamente, isso pode impactar o valor da apólice, mas ela será mais vantajosa para todas as partes de qualquer maneira.

Entre as coberturas a mais que podem ser colocadas, podemos destacar a taxa de condomínio, danos ao imóvel, pagamentos de IPTU em atraso, multas por rescisão, pequenos reparos, assistência 24h e assim por diante. Tudo isso pode ser parcelado, às vezes até no cartão de crédito.

Como você pôde ver, o seguro-fiança consegue ser muito vantajoso, configurando-se como uma opção moderna, prática e bastante condizente com as demandas de quem vive na correria tão comum dos dias de hoje!

Beneficios da i9vale

Além de oferecer a melhor experiencia na procura de um lugar para morar, a i9vale tem o apoio total com o aluguel digital com benefícios incríveis! Alem de oferecer com o seguro fiança a possibilidade de pagar o aluguel com Cartão de Crédito, muito bom para quem busca pontuação de programas de fidelidade para reverter em maravilhosas viagens e garantir as férias dos sonhos com a família.

Confira os imóveis disponíveis para alugar e tenha a melhor experiência: Conferir agora

Gostou de aprender o que é e quais são as vantagens do seguro-fiança? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, siga nossos perfis no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn?

site i9vale imobiliaria sjc

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.