condominio horizontal

4 vantagens de morar em um condomínio horizontal

Morar em condomínios tornou-se um movimento cada vez mais comum, e há diversos motivos que explicam isso. Além da segurança, questões como a praticidade na gestão do espaço, a praticidade e a infraestrutura se destacam, despertando o interesse de pessoas com diferentes perfis, como jovens solteiros, casais que estão começando a vida juntos e famílias com filhos.

Quando se fala em condomínios, o mercado costuma categorizá-los em dois tipos principais: condomínios verticais (edilícios) e condomínios horizontais. Neste artigo, você entenderá o que é um condomínio horizontal, suas principais características e as vantagens dessa categoria, além de conferir dicas de como acertar na hora de escolher um lugar para morar. Acompanhe!

Guia completo para escolher o imóvel perfeito

Quais as características de um condomínio horizontal?

O condomínio horizontal é formado por casas em unidades autônomas posicionadas uma ao lado das outras em distâncias que podem variar. A diferença em relação ao condomínio vertical é que neste as moradias são formadas por apartamentos posicionados um em cima do outro.

Todos os condomínios formados por casas são horizontais, independentemente do tamanho, formato ou infraestrutura disponível. Por outro lado, os condomínios de prédios, não obstante a quantidade de blocos, são categorizados como verticais.

É interessante destacar que os condomínios horizontais se destacam por oferecer mais espaço aberto e livre para os condôminos. As casas têm jardim, e a infraestrutura é pensada para que os moradores circulem com liberdade e tranquilidade, como se estivessem em um bairro ou em uma pequena comunidade.

Essa é uma boa analogia para você entender a lógica dos condomínios horizontais. Neles, além das casas, existe uma infraestrutura de ruas com vias pavimentadas e mantidas pelo próprio condomínio, iluminação, parques, quadras de vôlei e futebol, entre outros.

Em alguns locais, é comum encontrar até opções de comércio e serviços, com pequenas farmácias e minimercados. O que garante a tranquilidade e a segurança dos moradores é a existência de um controle de entradas e saídas. As crianças podem brincar com mais liberdade, e o acesso ao local é restrito apenas a moradores e pessoas autorizadas.

Quais as principais vantagens desse tipo de condomínio?

Morar em um condomínio horizontal é uma escolha interessante para pessoas que buscam segurança, sem abrir mão da sensação de liberdade de morar em uma casa. No entanto, essa não é a única vantagem da escolha. Confira, a seguir, os principais benefícios encontrados nesse tipo de condomínio.

1. Segurança

Muitas pessoas escolhem morar em apartamentos em função da segurança. De fato, essa é uma característica presente nos condomínios edilícios, mas que também se faz presente em condomínios residenciais.

No condomínio horizontal, o morador fica em um ambiente controlado, que geralmente oferece sistemas de controle de acesso, guarita com segurança, câmeras de monitoramento, alarmes, cercas elétricas e até serviços de ronda.

A combinação da praticidade de morar em uma casa com o suporte de segurança oferecido no condomínio é um dos principais fatores de escolha da modalidade. Além da qualidade de vida, o morador tem a tranquilidade de se movimentar sem se preocupar com riscos de assalto, como aconteceria caso ele morasse em uma casa que não está dentro de um condomínio.

i9vale imoveis de luxo

2. Infraestrutura

Em geral, os condomínios horizontais oferecem inúmeras opções de atividades, com infraestrutura para atender as demandas de todos os moradores. São espaços de lazer, espaços sociais, áreas verdes, pistas de caminhada e corrida, minimercados, academia, pequenos comércios, piscinas, quadras poliesportivas, churrasqueiras, espaços gourmet e muito mais.

Toda a infraestrutura compartilhada é de responsabilidade de todos os condôminos. Assim, os moradores conseguem usufruir dela, dividindo os custos de manutenção.

Outra questão que merece destaque é a estética. A fiação costuma ser subterrânea, e é preciso seguir normas de manutenção e cuidado dos jardins. As vias são pavimentadas, e os parques e espaços compartilhados recebem manutenção, higienização e cuidado contínuo, garantindo um ambiente agradável para viver.

3. Espaço disponível

Optando por um condomínio horizontal, o morador tem mais espaço disponível. Além da casa, é comum que os terrenos contem com um quintal. Somadas à área privativa, toda a área comum e a infraestrutura do condomínio garantem acesso ao espaço necessário para realizar atividades de lazer e esportes.

4. Privacidade

Um problema corriqueiro enfrentado pelos moradores de condomínios verticais é o barulho: cadeiras arrastando no andar de cima, sons de descarga e até televisão em um volume muito alto são comuns. Em geral, esse tipo de situação não se apresenta nos condomínios horizontais.

O morador não tem um vizinho em cima ou embaixo do seu imóvel. Além disso, há uma certa distância entre as casas, aumentando a privacidade e ajudando na promoção de uma convivência mais harmoniosa.

Quais são os fatores que devem ser considerados?

Os condomínios horizontais são alternativas interessantes para pessoas que não gostam de morar em apartamento, mas tem preocupação com a segurança e apreço por infraestrutura. A escolha do imóvel adequado para as suas necessidades depende da análise de uma série de fatores, como:

  • orçamento e custos de manutenção — considere a despesa mensal de condomínio;
  • tamanho do imóvel e localização;
  • estilo de vida;
  • características gerais do imóvel — idade, tamanho e acabamentos;
  • posição solar;
  • objetivos pessoais/familiares a médio e longo prazo.

Antes de escolher um imóvel, seja ele uma casa, um apartamento ou uma propriedade em condomínio horizontal, visite diferentes opções, converse com os moradores do entorno e avalie a infraestrutura e a localização — imóveis bem localizados podem ser um diferencial em termos de praticidade e valorização.

Inclusive, para quem está buscando imóveis para diversificação da carteira de investimentos, os condomínios horizontais também são uma excelente opção, especialmente quando adquiridos antes do lançamento.

O suporte e a orientação de empresas especializadas faz toda a diferença, principalmente se você preza a segurança e a garantia de regularidade da documentação do imóvel. Por isso, não abra mão do suporte de corretores confiáveis.

Como você viu, o condomínio horizontal oferece muitas vantagens para os moradores, sendo uma alternativa especialmente recomendada para quem busca segurança, infraestrutura, privacidade e qualidade de vida. Converse com um corretor de imóveis, pois o profissional terá condições de encontrar uma solução adequada às suas expectativas e que esteja alinhada com o orçamento disponível para investimento.

Você gostou de conhecer mais sobre o condomínio horizontal? Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas que têm interesse no assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.